sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pentecostes

Pentecostes: vocábulo de origem grega que significa quinquagésimo.

Os cristãos fazem uma ligação entre Pentecostes e a vinda do Espírito Santo, conforme é contado no Ato dos Apóstolos 2.

Jesus já havia subido aos céus e os apóstolos todos estavam reunidos no mesmo lugar quando, do céu veio um barulho como o sopro de fogo de um forte vendaval, além disso apareceram línguas de fogo que se espalharam sobre os apóstolos e eles ficaram cheios do Espírito Santo. Esse Espírito que lhes infundiu coragem para saírem as ruas pregando a Palavra de Deus, e cada ouvinte escutava o que eles diziam na sua própria língua.

Cinquenta dias após a páscoa, todos os anos, a Igreja faz referência a esse evento: Pentecostes.

Historicamente podemos dizer que Pentecostes é uma tradição hebraica e tinha o nome "Shavouth" que quer dizer semanas. Essa festa hebraica durava sete semanas e ia do dia seguinte da Páscoa até quinquagésimo dia. A base da festa hebraica era uma tradição agrícola que coincidia com a colheita tanto do trigo como de outros vegetais e frutas. Os agricultores faziam a festa em agradecimento a Deus e por isso Lhe ofertavam as primícias. Em Lv 23, 15-22 há  detalhes dessa festa que é celebrada até hoje pelos judeus.

Passado o tempo, principalmente depois da destruição do templo, os judeus passaram a comemorar, durante esse período de festas o dom da lei, a Torah.

Não se pode dizer que há relação direta entre a Shauvoth - festa hebraica - e a Pentecostes cristã que é celebrada cinquenta dias após a páscoa, mas podemos dizer que os símbolos usados por nós cristãos para lembrar a festa de Pentecostes e os dons do Espírito Santo recebidos pelos apóstolos: línguas de fogo e forte vento, recordam a presença de Deus sobre o Monte Sinai onde a Lei foi doada por Deus ao povo hebreu.

 
Obs.Texto retirado na íntegra o jornal da paróquia

Nenhum comentário:

Postar um comentário