A vinda de Jesus em nosso coração não é uma coisa automática, mas depende de nós abrirmos o nosso coração sinceramente para que Ele possa chegar até nós. Importante é ouvir a voz de Jesus, prestar bem atenção às leituras na celebração dos domingos, ler a bíblia em casa, participar do Círculo Bíblico na comunidade e da novena do Natal.
Todas as celebrações do domingo do ano inteiro devem ser bem preparadas, mas as do Advento merecem a nossa atenção especial:
- Importante é o início da celebração, criar ambiente. Seria bom começar com um mantra apropriado, repetindo-o bastantes vezes, até pedindo o povo para fechar os olhos e interiorizar o mantra;
- Não existem regras de como ou quando entrar com a Coroa ou as velas. Pode ser na hora do mantra ou durante o canto de entrada. Importante é parar o canto para a pessoa falar quando acender a vela.
- A água é outro símbolo significativo, especialmente no segundo e terceiro domingo quando o evangelho fala de João Batista. É claro que neste caso o rito penitencial é colocado depois do evangelho e da homilia. Água limpa, e quando é aspergida sobre nós, ou quando tocamos na água, vamos pedir a Jesus limpar o nosso coração e mente, para que Ele possa entrar.
Advento não é festa, mas é preparação para a festa da chegada de Jesus. Não cantamos o Glória neste tempo, mas também não é o tempo de penitênciacomo Quaresma. É tempo de alegri, mas não exuberante. O terceiro domingo até tem o nome de "Domingo de Alegria", com a segunda leitura de São Paulo da carta aos Filipenses.
Vamos celebrar este tempo com muita devoção não deixando nos levar pelos comerciais. Participem do Círculo Bíblico na sua comunidade e da Novena de Natal, ou melhor Novena da preparação para o Natal. Assim vamos ter um verdadeiro Feliz Natal, porque Jesus vem até nóes! É só abrir o nosso coração!
Pe. Ricardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário